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Faróis
Farol
do Cabo Sardão
A
instalação de um farol no Cabo Sardão fazia parte
das propostas incluídas no projecto de Pereira da Silva, que em
1866 elaborou o mais antigo plano de farolagem. O Plano Geral de Alumiamento
e Balizagem aprovado em 1883 propunha a instalação no Cabo
Sardão de um farol de 2ª ordem, de luz distribuída
em grupos de 2 clarões, sendo um branco e outro vermelho, correspondendo-lhe
os alcances luminosos de 24 milhas em estado médio e 11 milhas
em estado médio e 11 milhas em estado brumoso.
De facto, o farol não chegaria a ser edificado a não ser
depois da entrada em funcionamento da Comissão nomeada em 1902,
que propunha para este farol:
"(...)
a comissão propõe para o Cabo Sardão, um aparelho
de 3ª ordem, modelo pequeno, mostrando clarões brancos equidistantes
de dez em dez segundos, com alcances de treze milhas e quarenta e um centésimos,
vinte e nove milhas e oitenta e sete centésimos e sessenta e quatro
milhas e vinte e três centésimos, respectivamente em tempo
brumoso, médio e claro (...)".
Na memória
descritiva e justificativa, datada de 8 de Março de 1912 podia
ler-se:
"(...) O local escolhido é junto à pyramide Cavaleiro
com a cota de 60 m e as coordenadas 28004,91 distancia à meridiana,
113713,96 distancia à perpendicular.
Segundo o projecto a altura é de 8m,80 e a altura do plano focal
acima da base de apparelho é de 2m,80. o que dá 71m,60 para
altitude do plano focal.
O alcance geographico correspondente a esta altitude, para o observador
colocado a 12 m acima do nível do mar, é igual a 24 milhas.
Este alcance é mais que suficiente para o cruzamento com as luzes
do Cabo de S. Vicente e de Sines, ficando por isso muito bem illuminada
esta parte da costa que virá a melhorar ainda com a substituição
do apparelho luminoso se Sines por outro de maior alcance, como está
projectado.
A torre fica livre do edifício ao qual é ligada por um corredor,
é de secção quadrada exteriormente e de secção
interior circular com o diâmetro de 3 metros.
O acesso à camara de serviço é feito por uma escada
helicoidal d'um só lanço inscripta no cylindro inferior.
(...) O paramento exterior e a superfície interior são forrados
a azulejo. A disposição do edifício e anexos (...)
compõe-se de um só pavimento com 4 habitações,
independentes para 4 faroleiros, casas para arrecadação,
depósito de petroleo e para o archivo, e uma dependência
com quarto e retrete para o oficial de inspecção.
Os pavimentos serão de madeira nas casas de habitação,
marmore preto e branco no vestíbulo, mozaico nas cozinhas, retretes,
dispensas e corredores e betonilha no depósito de petroleo e arrecadação.
As coberturas serão de telha progresso aramada (...)."
Finalmente,
a 7 de Março de 1915 é emitido o Aviso aos Navegantes nº2,
que anuncia a entrada em funcionamento do farol do Cavaleiro:
"Estabelecimento
e funcionamento da luz do farol do Cabo Sardão.
A partir
de 15 d'Abril do corrente , começará a funccionar a luz
do farol, situado na ponta do Cavaleiro ou Cabo Sardão.
O aparelho iluminante, que é de 3ª ordem, môdelo grande,
está montado sobre uma tôrre quadrada, de cantaria e azulejo
branco, com 8m,90 d'altura, a qual fica situada a meio das habitações
dos faroleiros.
A luz é branca, de grupos de três clarões de 15 em
15 segundos, com um alcance luminoso de 29 milhas, n'um estado de transparência
média da atmosfera e iluminando todo o horizonte marítimo(...)"
A 1 de Julho
de 1915, a rotação do farol seria modificada, passando a
dar grupos de três clarões de 15 em 15 segundos.
Electrificado em 1950, pela montagem de grupos electrogéneos, a
fonte luminosa passou a ser uma lâmpada de incadescência eléctrica
de 3000 watts, alimentada a 100 volts, corrente contínua, o que
teoricamente lhe aumentou o alcance luminoso para 42 milhas.
Em 1948 foi ligado à rede pública de distribuição
de energia eléctrica, passando então a funcionar com uma
lâmpada de 1000 watts de halogéneos metálicos, que
lhe garante um alcance luminoso da ordem das 23 milhas, emitindo grupos
de três relâmpagos brancos com um período de 15 segundos.
Fonte:
Direcção de Faróis
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