Costa VicentinaReservasContactosEnglishEnglishPágina principal


Costa Vicentina
Fauna
Flora
Parque Natural
Aljezur
Vila do Bispo
Principal > Costa Vicentina > Fortificações > Forte da Carrapateira

Fortificações

Forte da Carrapateira

Forte da Carrapateira Forte de S. Clemente Torre da Aspa
Forte da Arrifana Forte da Ilha do Pessegueiro Forte de  Poroto Covo

"Esta fortificação foi edificada para a defesa da aldeia da Carrapateira, situada na costa Oeste do Algarve. Batia, de frente, a ampla Praia da Bordeira e o seu mar, bem como a ribeira da Carrapateira. Protegia, também, ainda que indirectamente, a Aldeia da Bordeira.

A povoação foi, por várias vezes, assaltada por Mouros, que semearam o pânico e a insegurança entre a sua população. Tais ataques devem ter sido intensos ao longo do Séc. XVII, levando o Governador e Capitão-General do Reino do Algarve, D. Nuno da Cunha de Ataíde, Conde de Pontével, em 1673, como atesta a pedra de armas incrustada na parede da capela da fortificação.

A fortificação, tinha a forma de uma estrela de 4 pontas, possuía uma bateria voltada ao mar, aquartelamentos, uma capela e um corpo de guarda. Segundo um mapa do Séc. XVIII, da autoria do tenente-coronel José Sande de Vasconcelos, verificamos que o dito forte defendia também uma ponte, que passava por cima da ribeira acima referida.

No ano de 1762, estava artilhada com 2 peças de ferro, de calibres diferentes, e tinha como guarnição 1 soldado efectivo e 2 destacados da Praça de Lagos. Mais tarde, em 1796, tinha 4 peças de ferro, toas incapazes.

Já em pleno Séc. XIX, foi considerada abolida em 1822, e encontrava-se bastante degradada, com os edifícios em mau estado, em 1831."

 

 

   


Página principal | Reserva | Costa Vicentina | Contactos


Site criado por: