Birdwatching na Troia pouco natural
Nos próximos dias 14 e 15 de Novembro, tem lugar, em Tróia, o “Workshop Internacional de Turismo de Natureza - As potencialidades turísticas do Birdwatching”.
Uma acção promovida pelo Turismo de Portugal IP, com o apoio técnico da SPEA, que pretende promover a reflexão sobre as potencialidades turísticas que os recursos ornitológicos representam, com base na apresentação de experiências nacionais e internacionais que valorizam e promovem o património natural em benefício das comunidades, dos operadores económicos e da experiência proporcionada aos visitantes.
Este workshop é dirigido a agentes do turismo, organismos da Administração Pública central e local, ONG’s do Ambiente, associações de desenvolvimento local e órgãos de comunicação social.
Para além da experiência do Birdwatching no Reino Unido ou em Espanha, da caracterização dos recursos ornitológicos em Portugal, serão ainda abordados temas como a organização e dinamização turística da oferta de Birdwatching, com empresas do sector.
Serão ainda apresentados casos de boas práticas ambientais em Turismo de Natureza, apesar de a inciativa se inserir num dos projectos turísticos com mais impactes ambientes negativos dos últimos anos (Troia). Paradoxalmente, um dos casos apresentados como “boas práticas” é o do Resort de Troia. Todas estas comunicações terão lugar no sábado, terminando o dia com a ante-estreia do documentário da BBC Channel 2 “Cork – Forest in a Bottle” filmado no Alentejo. Está patente ao público uma mostra de projectos de Birdwatching. No dia 15 de Novembro o programa é todo dedicado a um passeio ornitológico no Estuário do Sado.
Provavelmente não serão abordados os impactos ambientais da nova marina e da deslocalização do terminal de ferrys, impermeabilização do cordão dunar, nem da carga turística programada para a zona.
Inscrições e informações em:
http://www.turismodeportugal.pt/birdwatching
11-11-2008
|