Festival Prazeres do Mar
É já este fim-de-semana a primeira edição do Festival Prazeres do Mar, em Aljezur. De certa maneira, é o desdobramento do Festival da Batata Doce e do Percebe, que se realizava no Outono. Acontece que, com a nova legislação que impõe o defeso na apanha do percebe, precisamente na altura em que se fazia o Festival, a autarquia decidiu dividir o certame em dois: Batata Doce em Outubro, Percebes e outros mariscos em Junho, na altura das marés vivas. É verdade que este modelo (dos festivais gastronómicos, associados a muito folclore) parece estar a ficar um pouco "estafado", de tão usado e abusado. É igualmente verdade que um festival dedicado ao percebe vai, precisamente, contrariar os esforços de conservação daquele marisco, pois a especulação nesta altura dispara (incautos turistas, preparem a vossa bolsa...)e mesmo sem maré que se veja (em pleno crescente) muitos já rapinavam as rochas, para congelar o percebe que irá ser vendido a peso de ouro no Pavilhão do Festival.
Mas façamos de conta que esta não é a fábula da galinha dos ovos de ouro e vejamos como vai ser o Festival Prazeres do Mar. Segundo nota de imprensa da Câmara Municpal de Aljezur é assim:
"A costa Vicentina, é actualmente um dos menos perturbados e mais bem preservados litorais do Sul da Europa, constituindo uma região com excelentes características biofísicas e ecológicas para a produção marinha, nomeadamente de espécies com elevado valor acrescentado.
Estes recursos pesqueiros assumem importância marcante na economia local, primando pela sua qualidade e diversidade, o que os torna cada vez mais um dos vectores determinantes da procura que esta zona tem vindo a despertar.
Conscientes desta realidade, bem como da necessidade de valorização destes recursos, através de modelos de exploração sustentáveis, a Câmara Municipal de Aljezur e a Associação de Mariscadores da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, promovem este ano, associado à marca Sabores e Saberes Vicentinos – O Melhor de Aljezur, a primeira edição do Festival Prazeres do Mar.
Entre os dias 15 e 17 de Junho, a vila de Aljezur vai ser palco deste evento, o qual reúne a gastronomia de mar da Costa Vicentina mas também toda a temática ligada às actividades e produtos locais associados ao mar, destacando-se a pesca, a mariscagem e o desporto náutico.
O evento contará com a participação dos restaurantes do concelho, que em roteiro, apresentarão a excelência dos sabores vicentinos. No recinto, além de várias tasquinhas de colectividades locais com os seus melhores “petiscos do mar”, dois restaurantes representarão a primazia da gastronomia local, prometendo fazer as delícias dos visitantes. O acompanhamento será ao som de um programa de animação que, durante três dias, oferecerá muita música e actividades pelo recinto."
13-06-2007
|