Jazz em Lagos
Para quem gosta de jazz nas noites de Verão, aí está a quinta edição do Lagos Jazz! Hugo Alves, director artístico do festival, faz-nos a descrição do programa:
Dia 11 de Agosto, o primeiro dia do Festival, apresenta um concerto da Orquestra de Jazz de Lagos, um concerto que se torna agora obrigatório em cada edição do Festival, mas que apresentará sempre convidados especiais. Para este concerto teremos simultâneamente dois convidados, e dois convidados que se repetem: o trompetista norte-americano Bobby Medina, que nos deixará alguns sabores de Latin-Jazz, e o crooner escocês Ricky Taylor, com os seus mais famosos Standards, e com quem a OJL mantém um acordo de exclusividade para Portugal.
Dia 12 de Agosto, concerto número dois: Duokapi, um interessante duo com um misto de jazz, fusão, contemporaneismo, e algum virtuosismo,... world jazz? Lars Arens (trombone) junta-se a Virgílio Gomes (Guitarra), numa verdadeira joint-venture Alemanha – Brasil. É muito curioso como tão poucos instrumentos geram tantas e diferentes cores!
Dia 13 de Agosto, a terceira noite do Lagos Jazz tem um dos seus pontos mais altos: Rick Margitza apresenta o seu quarteto. Margitza dispensa muitas apresentações: quem não se lembra, por exemplo das suas colaborações com Miles Davis nos anos oitenta, com quem gravou, a fase a que muitos chamam de segunda fase eléctrica. Pois bem ele cá estará com um Quarteto Franco-Americano, que apresenta Jeff Boudreaux (USA) na bateria, e os franceses Franck Amsallem ao piano e Gilles Naturel ao contrabaixo. Todos músicos respeitadamente considerados na cena jazzística internacional.
Dia 14 de Agosto, a quarta noite deixa-nos com o Lagos Jazz Summit, a formação que resulta dos professores que estarão a leccionar nos workshops. Repetindo aquilo que já se havia feito em 2004, o concerto não é um mero happening, mas sim um acontecimento orientado: esta formação vai dedicar o repertório ao estilo que marca o arranque do dito Jazz Moderno, particularmente o Be-Bop. Renovam-se os temas de Charlie Parker, Miles Davis, entre outros.
Dia 15 de Agosto, a última noite, é já uma tradição, e é para ela que trabalhamos com os alunos, e para que estes trabalharam: o concerto final de alunos. Mostram-se e revelam-se valores, na despedida do “até para o ano!”
Um excelente Lagos Jazz!
Hugo Alves (Director Artístico) http://hugoalves.com
19-07-2006
|